
O Centro Social Padre Giocondo atendeu 139 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários do bairro Cajuru. O projeto teve como objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, prevenindo situações de risco, vulnerabilidade social e garantindo o acesso a direitos e a promoção de atividades socioeducativas.
Eu comigo
O “Eu Comigo”, eixo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, teve como foco o desenvolvimento e potencialização das competências pessoais dos participantes, incentivando a construção de boas relações com as pessoas ao seu redor. Nesse contexto, foram promovidas atividades voltadas ao autoconhecimento, autoestima, autonomia, cultura, cuidado com o meio ambiente, além de rodas de conversa sobre diversos temas, reconhecendo e aprimorando habilidades individuais.

Eu com a cidade
O “Eu com a Cidade” abordou o desenvolvimento de competências de forma ampla, considerando as vivências de cada participante. O objetivo foi fortalecer o conhecimento sobre direitos e deveres, promovendo a formação cidadã. Nesse contexto, foram realizadas atividades esportivas, recreativas dirigidas e livres, discussões sobre temas atuais, estímulo à convivência comunitária, valorização dos direitos humanos e incentivo ao protagonismo dos participantes.

Eu com os outros
O eixo “Eu com os Outros” foi trabalhado para o desenvolvimento de competências voltadas ao relacionamento interpessoal, incluindo o ambiente familiar e os espaços sociais. O foco esteve no estímulo à empatia, comunicação, respeito e sociabilização. As atividades realizadas buscaram fortalecer a convivência familiar e em grupo, enfrentando vulnerabilidades pessoais e coletivas, além de fortalecer os vínculos afetivos com as pessoas da convivência de cada criança e adolescente. Também foram abordados a identidade cultural, os valores e outros aspectos essenciais para a formação cidadã.

Segurança alimentar e nutricional
A segurança alimentar e nutricional esteve presente como um eixo fundamental no Centro Social Padre Giocondo. Buscamos ofertar alimentação saudável, com quantidade e qualidade necessária para a faixa etária atendida. Para o turno da manhã foram ofertados diariamente café da manhã e almoço e para o turno da tarde almoço e café da tarde, totalizando a oferta de 26.994 refeições.

Oficinas socioeducativas
As oficinas socioeducativas integraram os eixos “Eu Comigo”, “Eu com os Outros” e “Eu com a Cidade” por meio de práticas lúdicas que favoreceram o desenvolvimento das relações entre crianças e adolescentes. Essas atividades permitiram que os participantes explorassem, inventassem, observassem e criassem, assumindo o papel de protagonistas em todas as ações. Essa metodologia contribuiu para a construção do conhecimento, unindo teoria e prática, ao mesmo tempo em que estimulou o desenvolvimento social e cognitivo. Entre as oficinas realizadas destacam-se o desenvolvimento emocional, os conhecimentos de informática e o uso de demais tecnologias, além de artes, promoção a saúde, jogos e suas criações, cinema, etc.
