ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

Asilo

 

A trajetória do Asilo São Vicente de Paulo durante os seus 95 anos de atendimento foi realizada com dedicação, amor, cuidado, alegria e principalmente com a garantia de direitos a quem mais precisava. Todo esse caminho foi construído por muitas histórias de pessoas que viveram ou dedicaram parte da sua vida e do seu conhecimento em prol dos direitos da pessoa idosa.

Em 2021 não foi diferente, escrevemos mais algumas páginas na história de vida das 175 idosas acolhidas, contamos com profissionais dedicados que garantiram o acolhimento humanizado e de qualidade a todas as idosas. Foram 365 dias de muito trabalho e de atendimento interdisciplinar, mas também foram dias de amor, alegrias, festas, muitas amizades e de fazer a vida valer a pena.



Apoie

 

Juntos garantimos direitos à pessoa idosa!

Todas as idosas acolhidas no Asilo São Vicente de Paulo receberam atendimento individualizado e integral, por meio do qual a equipe, de forma interdisciplinar, acolheu as suas necessidades e desejos para proporcionar acolhimento humanizado e garantia de todos os seus direitos. Ao longo do ano, todas as idosas receberam atendimento do serviço social para manutenção da regularidade de documentação e acesso a renda, além de participarem de atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares através de chamadas de vídeos, reuniões e visitas com distanciamento autorizadas pelas autoridades da saúde pública em decorrência da pandemia de COVID-19.

Outro aspecto importantíssimo para a promoção da qualidade da vida das idosas foram as ações para a melhoria da autoestima, fortalecendo sua identidade pessoal.

Conhecendo suas histórias de vida e ouvindo suas preferências diariamente, a equipe atentou-se para que elas vestissem roupas, calçados e acessórios com o seu próprio estilo, havendo também atendimento semanal no salão de beleza da casa para receber serviços de cabeleireiro, maquiagem, manicure e pedicure. Sendo assim, além de se sentirem mais bonitas, elas também são incentivadas a manter o autocuidado e a se sentirem mais valorizadas enquanto recebem atenção e cuidados do profissional de beleza e das cuidadoras.

 



Apoie

 

Atividades ocupacionais e de lazer

O ano de 2021 ainda foi pautado pelo protocolo de prevenção à COVID-19, mas mesmo sem a presença dos nossos queridos voluntários, mantivemos todas as atividades ocupacionais e de lazer para que as histórias de vidas fossem escritas com muita alegria, leveza e diversão. Nosso acolhimento humanizado e interdisciplinar contou com a atenção psicossocial através dos atendimentos individuais e coletivos realizados pelos setores de lares, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

Diariamente as idosas também participaram de oficinas que estimulam seu cognitivo, psicomotricidade, sociabilização, afetividade, memória e expressividade cultural. Essas atividades ocupacionais melhoraram aspectos físicos, psicológicos e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida.

Mesmo contando apenas com os colaboradores, as idosas se divertiram em atividades de lazer e festas temáticas ao longo de todo o ano, comemorando seus aniversários, pulando carnaval, celebrando a Páscoa e o Natal e deliciando-se com as festas juninas, bingos e cinemas em casa.



Apoie

 

Cuidados diários com saúde e bem-estar

Promover qualidade de vida e garantir acolhimento humanizado ao longo de 2021 foi a grande missão da equipe interdisciplinar do Asilo São Vicente de Paulo. Trabalhando em conjunto, as equipes puderam proporcionar cuidados de saúde física e mental a cada uma das moradoras. Seguindo o protocolo de prevenção à COVID-19, as idosas contaram diariamente com atendimento das equipes farmacêutica, nutricional, fisioterapêutica, psicológica, médica e de enfermagem.



Apoie

 

Alimentação saudável com acompanhamento nutricional

A Segurança Alimentar e Nutricional foi garantida às idosas acolhidas no asilo através do fornecimento diário de 5 refeições, hidratação e suplementação com a qualidade e quantidade nutricional necessária a cada uma delas. As refeições foram produzidas com baixo teor de sódio, sem lactose e com diferentes tipos de consistência, adequando sempre que necessário a dieta prescrita a cada uma das idosas.

A equipe ainda considerou a cultura alimentar das residentes, buscando atender as vontades e receitas que elas mais apreciam, além de também apresentar quitutes e doces preferidos para as ocasiões festivas.


Apoie

 

Centro Dia

Ao longo do ano de 2021, o programa Centro Dia contribuiu para prevenir o acolhimento institucional, a violência intrafamiliar e a segregação dos idosos, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária através da promoção da sociabilização e integração intergeracional, gerando melhoria na qualidade de vida dos atendidos, seus cuidadores e suas famílias.

Em pausa durante o período mais severo da pandemia de COVID-19, o atendimento aos idosos do Centro Dia foi retomado no mês de maio ainda em formato remoto, objetivando garantir a segurança e saúde de todos os integrantes. O atendimento remoto se deu através de chamadas de vídeo, envio de kit de propostas socioeducativas e orientações para que a família executasse as atividades propostas com os idosos. Apenas no mês de dezembro, após ampla vacinação e redução dos índices de transmissão de COVID-19, as autoridades de saúde pública municipal autorizaram a retomada do atendimento presencial.

 




Apoie