CEI BOM PASTOR

apresentação

O ano de 2021 foi de reencontros para o Centro de Educação Infantil Bom Pastor. Após longos meses de atendimento exclusivamente remoto em decorrência da pandemia de COVID-19, as crianças finalmente puderam retornar para o atendimento presencial e para a rotina diária de cuidado e aprendizado após a melhoria do quadro da pandemia na região. Foi um ano de grandes lições, experiências e readaptação para as 175 crianças, famílias e para toda equipe do CEI.

A educação infantil no CEI Bom Pastor pautou-se na criança não só como centro do processo educativo, mas também como possuidora de direitos, sendo capaz de inferir sobre o mundo ativamente seu próprio processo de descoberta e conhecimento.

Nossas propostas possibilitaram às crianças o contato com diversas linguagens e áreas do conhecimento em um ambiente acolhedor e afetivo. É por meio das brincadeiras que as crianças aprendem e entendem o mundo ao seu redor, dessa maneira ocorre o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 

O Eu, o Outro e o Nós!

O campo de experiência “Eu, o outro e o nós” possibilitou às crianças a construção da sua identidade e valorização da diversidade. Através de atividades voltadas à autonomia, possibilidade de escolhas e brinquedos, foi oportunizado o contato da criança com diferentes grupos sociais e culturais por meio de atividades lúdicas.

 

Apoie

Corpo, gestos e movimentos

Em 2021 alcançamos grandes resultados no desenvolvimento da coordenação motora, noção espacial e corporal das crianças. A equipe pedagógica também realizou atividades em que a criança explorou o espaço utilizando o seu corpo, apropriando-se de gestos e movimentos. Por meio dessas atividades ocorrem a estimulação e a descoberta de diversas possibilidades de ocupação do corpo e de interação com o meio. Ao todo, a equipe realizou 4.140 propostas.

Apoie

Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações

O campo de experiência "Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações" promoveu experiências que despertaram a curiosidade das crianças através da observação, manipulação, investigação, exploração, levantamento de hipóteses e consulta a fontes de informação. Dessa forma, as crianças puderam explorar atividades relacionadas ao clima, cronologia, contextualização histórica e noções de medidas. Foram realizadas 351 atividades.

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Através do campo de experiência "Escuta, fala, pensamentos e imaginação" foram oportunizadas experiências por meio da linguagem oral, proporcionando comunicação por meio de conversas, leituras, escutas, rodas de conversas e cantigas. Foram diversos os instrumentos utilizados para o estímulo comunicativo, entre eles destaca-se a literatura. Foram realizadas 3.983 propostas dessa experiência.

Apoie

Traços, sons e formas

Durante o ano de 2021 e através das atividades do campo de experiência "Traços, sons, cores e formas", as educadoras da unidade incentivaram a expressão artística das crianças por meio de diferentes linguagens em 3.192 atividades. É importante ressaltar que ter acesso a manifestações culturais e artísticas é um direito da criança.

 

Segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia

A Segurança Alimentar e Nutricional é um dos pilares de atuação da Ação Social do Paraná, objetivando o acesso contínuo a alimentação saudável em quantidade e qualidade necessárias a cada faixa etária. Durante o atendimento presencial, foram servidas 4 refeições diárias às crianças, totalizando 17.912 refeições. Além disso, entregamos 7.329 quilos de alimentos para as famílias através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hábitos alimentares saudáveis também foram incentivados com atividades pedagógicas na horta orgânica e na oficina de culinária.

 

Apoie

Formação pedagógica

Com o comprometimento de toda a equipe pedagógica do CEI Bom Pastor, foi possível alcançar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Esse resultado só foi possível porque houve preparação, estudo e formação pedagógica constante, já que foram realizados 58 momentos formativos durante o ano de 2021.

Apoie